"Parto da Viola", de Amadeo de Souza-Cardoso
duARTe: viste passar uma viola no quadro de Amadeo?
Ali está a viola, com cordas espalhadas por todo o lado. E tem notas deixadas à solta no quadro. Tantas coisas surpreendentes se escondem por aqui. Coisas incríveis, umas que existem, outras ainda por existir, fruto da imaginação, pois então. Bocadinhos de histórias pintadas, desenhadas, coladas que nos obrigam a olhar com atenção para esta obra sem definição. Será que descobrimos um nariz ou a pinta de uma perdiz?
Buraco da Fechadura, Parto da Viola, Boa Casa, Morango Vanguarda. Só o nome do quadro é logo engraçado. Amadeo de Souza-Cardoso não gostava de coisas banais, nem de seguir definições ou estilos. Tinha a inquietação de criar o seu mundo, por isso fazia obras tão diferentes, usava técnicas tão intensas e experimentais, que as pessoas não percebiam o que estavam a ver. Nem podiam, porque este pintor nascido em Manhufe, perto de Amarante, estava a ser demasiado moderno para o seu tempo, o início do século XX. Numa exposição, houve quem cuspisse para as suas obras. Que nojo!
Mais de cem anos depois, olhamos para este quadro com outra sensibilidade e cuidado. Daqui, do nosso lugar, vemos liberdade, originalidade e imaginação. E, já agora, onde estão o morango, a boneca, as jarras e o azulejo no chão? Vamos chamar o duARTE para este jogo das escondidas com tanta Arte.
O que é isto? Um boneco de outro mundo? Um estranho bicho? Isto é o duARTe, parece que é uma peça de Arte, feita de riscos irrequietos, de formas geométricas que se montam e desmontam, sempre em movimento. Ele é o protagonista deste série lúdico-didática que procura incentivar crianças – e adultos, porque não? – a saber mais sobre o mundo das Artes. Vem daí aprender coisas novas.
Ficha Técnica
- Título: duArte, uma peça de Arte - Ep.07
- Tipologia: Programas Infantis e Juvenis
- Produção: Cacto Animation Studios
- Ano: 2022