Energia Azul: o poder da água e do sal

O segredo energético reside na diferença de concentração de sal entre a água doce e a salgada. Um processo natural em zonas como estuários e que pode ser potenciado como alternativa mais sustentável na geração de eletricidade.

Também conhecida por energia osmótica, a energia azul tem por base um movimento que equilibra a concentração de sal entre água doce e salgada utilizando processos de eletrodiálise reversa ou osmose. A pressão feita por esse movimento pode ser usada para movimentar turbinas. Trata-se de um tipo de energia renovável e limpa, é abundante e pode funcionar de forma contínua. Zonas costeiras com grandes quantidades de água doce e salgada são ideais para explorar esta energia.

A Energia que nos Consome
Veja Também

A Energia que nos Consome

A energia azul representa uma solução inovadora e sustentável para a diversificação da matriz energética, mas ainda requer avanços tecnológicos para ser amplamente adotada. Os desafios passam também pela redução dos custos elevados de produção e por prevenir eventuais prejuízos em ecossistemas aquáticos mais sensíveis.

Hidrogénio, um futuro de energia verde
Veja Também

Hidrogénio, um futuro de energia verde

Vasco Granja, uma vida em banda desenhada
Veja Também

Vasco Granja, uma vida em banda desenhada

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 35 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024