Era uma vez o rei D. Manuel II
Ensino:

D. Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 .

D. Manuel II era o segundo filho do rei D. Carlos e de D. Amélia de Orleães tendo nascido em Lisboa e falecido em Twickenham, em Inglaterra, onde estava exilado.

Subiu ao trono na sequência do regicídio de 1908, onde viu morrerem o pai e o irmão mais velho.

Após cerca de dois anos de governação, D. Manuel II foi destronado na sequência de um golpe republicano, exilando-se em Inglaterra até à sua morte.

Participa na I Guerra Mundial, integrado na Cruz Vermelha, e torna-se um personagem reconhecido em Inglaterra, onde frequenta os círculos sociais. É também um ávido colecionador de livros portugueses antigos.

“Era uma vez Manuel” é uma viagem ao local de exílio do último rei de Portugal e conta a sua  história a partir das marcas e dos afectos que o monarca deixou na comunidade de Twickenham, nos arredores de Londres.

Este trabalho foi realizado em 2010 quando se comemorava o centenário da mudança de regime no país

“Era uma vez Manuel” é uma reportagem de Eduarda Maio, com imagem de Luís Flores e edição de imagem de Marcelo Sá Carvalho.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha da Frente - Era uma vez Manuel
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Eduarda Maio
  • Produção: RTP
  • Ano: 2010