Este É O Meu Corpo – Mutilação Genital Feminina

O documentário dá voz a mulheres que foram submetidas à "prática da faca" pelas mãos das fanatecas. Um ritual de excisão genital, profundamente enraizado em tradições culturais, mas que representa uma grave violação dos direitos humanos.

Três mulheres relatam a sua experiência, as suas memórias e aquele que é o mais calado dos seus segredos: a violência brutal a que foram submetidas quando os seus órgãos genitais foram cortados. Um olhar direto e humano sobre uma realidade ainda presente em vários países, inclusive em Portugal, onde a mutilação genital feminina (MGF) é um crime inscrito no Código Penal.

Mutilação genital feminina – experiências de viva voz
Veja Também

Mutilação genital feminina – experiências de viva voz

Participam também no documentário, técnicos de saúde, organizações de direitos humanos, legisladores, responsáveis religiosos, investigadores e jornalistas. Traçam a linha temporal da luta, em Portugal, contra um flagelo que em todo o mundo, atinge mais de 230 milhões de mulheres e meninas. E apesar dos progressos feitos em alguns países, segundo a UNICEF (o Fundo das Nações Unidas para a Infância), o número de vítimas é cada vez maior.

Emmanuel, um orfão na Serra Leoa
Veja Também

Emmanuel, um orfão na Serra Leoa

Fim da pena de morte em Portugal
Veja Também

Fim da pena de morte em Portugal

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Este É O Meu Corpo - Mutilação Genital Feminina
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Ideia Original-Guião: Inês Leitão / Realização: Daniela Leitão
  • Produção: DUVIDEO Filmes
  • Ano: 2017