Este É O Meu Corpo – Mutilação Genital Feminina

O documentário dá voz a mulheres que foram submetidas à "prática da faca" pelas mãos das fanatecas. Um ritual de excisão genital, profundamente enraizado em tradições culturais, mas que representa uma grave violação dos direitos humanos.

Três mulheres relatam a sua experiência, as suas memórias e aquele que é o mais calado dos seus segredos: a violência brutal a que foram submetidas quando os seus órgãos genitais foram cortados. Um olhar direto e humano sobre uma realidade ainda presente em vários países, inclusive em Portugal, onde a mutilação genital feminina (MGF) é um crime inscrito no Código Penal.

Mutilação genital feminina – experiências de viva voz
Veja Também

Mutilação genital feminina – experiências de viva voz

Participam também no documentário, técnicos de saúde, organizações de direitos humanos, legisladores, responsáveis religiosos, investigadores e jornalistas. Traçam a linha temporal da luta, em Portugal, contra um flagelo que em todo o mundo, atinge mais de 230 milhões de mulheres e meninas. E apesar dos progressos feitos em alguns países, segundo a UNICEF (o Fundo das Nações Unidas para a Infância), o número de vítimas é cada vez maior.

Emmanuel, um orfão na Serra Leoa
Veja Também

Emmanuel, um orfão na Serra Leoa

Quando as enfermeiras paraquedistas foram à guerra
Veja Também

Quando as enfermeiras paraquedistas foram à guerra

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Este É O Meu Corpo - Mutilação Genital Feminina
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Ideia Original-Guião: Inês Leitão / Realização: Daniela Leitão
  • Produção: DUVIDEO Filmes
  • Ano: 2017