Pesquisar

Fábrica Moderna, uma oficina partilhada para artesãos

A Fábrica Moderna é um espaço-oficina que reúne dezenas de artesãos numa partilha de instalações, máquinas e - muitas vezes - ideias. Neste recinto cooperativo, situado na zona oriental da capital, realizam-se também workshops, ações de formação e exposições.

A Fábrica Moderna funciona como outros sítio de “coworking” mas, em vez de existirem apenas secretárias ou acesso à internet, cada residente tem um espaço exclusivo e acesso a uma oficina com bancadas e ferramentas partilhadas, forno de cerâmica, e equipamentos de fabricação digital que permitem o corte através de laser ou a impressão em 3D.

Encontram-se a trabalhar juntos em Marvila, na cidade de Lisboa, uma nova geração de artesãos – oleiros, carpinteiros, costureiras, curtidores e outros – sendo um grande número deles estrangeiros que encontraram em Portugal condições para desenvolverem as suas actividades.

A Fábrica Moderna promove e vende os produtos feitos por estes criadores, que também ali realizam workshops e cursos sobre as suas áreas de conhecimento.

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - Fábrica Moderna
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Sandra Vindeirinho/ Carla Quirino/ Carlos Felgueiras e Sousa/ Margarida Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui