Maria Granel, um negócio com sustentabilidade

Fundado em 2015, este projecto de loja de produtos de mercearia a granel foi o primeiro espaço no país classificado de "Zero Waste Zone" - sem desperdícios - e sem plásticos. Os clientes trazem os seu próprios recipientes e levam apenas as quantidades de que necessitam.

A ideia nasceu em 2013 e, dois anos depois, Eunice Maia e o marido instalaram a loja, aproveitando também com a experiência que recolheram junto dos proprietários de espaços semelhantes noutros pontos do mundo. Desde o princípio que pretendiam recuperar o ambiente das antigas mercearias, tanto em termos de aspecto como de cheiros, mas com um toque moderno, centrado na ausência de desperdício e tendo como principal preocupação a sustentabilidade.

Comida no prato e não no lixo
Veja Também

Comida no prato e não no lixo

É com este conceito que encorajam os clientes a trazer os seus próprios recipientes para poder transportar para casa os produtos armazenados em dispensadores individuais – com doseadores – vendidos a granel nas quantidades desejadas.O pioneirismo do conceito da Maria Granel já foi reconhecido tanto no país como no estrangeiro, tendo sido premiada como exemplo de loja sustentável.

De que nos vamos alimentar no futuro?
Veja Também

De que nos vamos alimentar no futuro?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - A Granel
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Marta Jorge/ Mário Piteira/ Paulo Jorge/ Pedro Ribeiro/ Luís Vilar/ Luís Moreira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020