Maria Granel, um negócio com sustentabilidade
Ensino:

Fundado em 2015, este projecto de loja de produtos de mercearia a granel foi o primeiro espaço no país classificado de "Zero Waste Zone" - sem desperdícios - e sem plásticos. Os clientes trazem os seu próprios recipientes e levam apenas as quantidades de que necessitam.

A ideia nasceu em 2013 e, dois anos depois, Eunice Maia e o marido instalaram a loja, aproveitando também com a experiência que recolheram junto dos proprietários de espaços semelhantes noutros pontos do mundo. Desde o princípio que pretendiam recuperar o ambiente das antigas mercearias, tanto em termos de aspecto como de cheiros, mas com um toque moderno, centrado na ausência de desperdício e tendo como principal preocupação a sustentabilidade.

É com este conceito que encorajam os clientes a trazer os seus próprios recipientes para poder transportar para casa os produtos armazenados em dispensadores individuais – com doseadores – vendidos a granel nas quantidades desejadas.O pioneirismo do conceito da Maria Granel já foi reconhecido tanto no país como no estrangeiro, tendo sido premiada como exemplo de loja sustentável.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - A Granel
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Marta Jorge/ Mário Piteira/ Paulo Jorge/ Pedro Ribeiro/ Luís Vilar/ Luís Moreira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020