Fermentação: como os microrganismos transformam alimentos

A fermentação, um processo que depende de microrganismos, é utilizada na produção de alimentos como pão, queijo e iogurte. Vamos conhecer como se dá esta alquimia que nos revela a importância de preservarmos estes seres indispensáveis à nossa vida.

O iogurte, um dos nossos alimentos diários, tem uma história antiga. No início do século XX era utilizado como medicamento, por lhe serem reconhecidos efeitos favoráveis a nível digestivo. Digerimos mais facilmente iogurte do que leite, além de que o consumo regular deste produto favorece o combate a microrganismos patogénicos que se instalam no intestino humano. A explicação está nas bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus que fermentam o açúcar do leite, a lactose, e libertam ácido láctico. O processo de fermentação está intimamente relacionado com a temperatura, sendo a ideal 37%, semelhante à do corpo humano.

Fermentação e respiração aeróbia
Explicador

Fermentação e respiração aeróbia

Neste episódio do magazine Biosfera, que aborda a importância dos microrganismos, nomeadamente através da a sua ação na produção de alimentos, descobrimos também a magia de fazer pão. Se não existisse um fungo chamado Saccharomyces cerevisiae, não haveria pão tal como o conhecemos. É a levedura que se junta à farinha que faz crescer a massa. O mesmo organismo fermenta também o vinho.

Os microrganismos são fundamentais para a produção de muitos dos nossos alimentos. Atuam no sabor e na textura e podem aumentar o valor nutritivo da comida, tornando-a mais saudável. Compreender o seu papel é essencial para valorizar a ciência por trás da nossa alimentação.

Quanto açúcar consomes por dia?
Veja Também

Quanto açúcar consomes por dia?

Os mais antigos ovos de crocodilo estão na Lourinhã
Veja Também

Os mais antigos ovos de crocodilo estão na Lourinhã

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 33 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024