Fermentação: como os microrganismos transformam alimentos

A fermentação, um processo que depende de microrganismos, é utilizada na produção de alimentos como pão, queijo e iogurte. Vamos conhecer como se dá esta alquimia que nos revela a importância de preservarmos estes seres indispensáveis à nossa vida.

O iogurte, um dos nossos alimentos diários, tem uma história antiga. No início do século XX era utilizado como medicamento, por lhe serem reconhecidos efeitos favoráveis a nível digestivo. Digerimos mais facilmente iogurte do que leite, além de que o consumo regular deste produto favorece o combate a microrganismos patogénicos que se instalam no intestino humano. A explicação está nas bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus que fermentam o açúcar do leite, a lactose, e libertam ácido láctico. O processo de fermentação está intimamente relacionado com a temperatura, sendo a ideal 37%, semelhante à do corpo humano.

Fermentação e respiração aeróbia
Explicador

Fermentação e respiração aeróbia

Neste episódio do magazine Biosfera, que aborda a importância dos microrganismos, nomeadamente através da a sua ação na produção de alimentos, descobrimos também a magia de fazer pão. Se não existisse um fungo chamado Saccharomyces cerevisiae, não haveria pão tal como o conhecemos. É a levedura que se junta à farinha que faz crescer a massa. O mesmo organismo fermenta também o vinho.

Os microrganismos são fundamentais para a produção de muitos dos nossos alimentos. Atuam no sabor e na textura e podem aumentar o valor nutritivo da comida, tornando-a mais saudável. Compreender o seu papel é essencial para valorizar a ciência por trás da nossa alimentação.

Quanto açúcar consomes por dia?
Veja Também

Quanto açúcar consomes por dia?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 33 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024