Flamingo, o cor de rosa que cruza o horizonte
Ensino:

Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, e cuja plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. Alimentam-se de algas e pequenos crustáceos através de filtração e, sorte a nossa, podem ser vistos em Portugal.

Os flamingos são aves gregárias que vivem junto a zonas aquáticas em bandos numerosos. Algumas espécies conseguem mesmo habitar zonas de uma salinidade extrema, como é o caso dos flamingos dos lagos africanos do vale do Rift. Em Trinidad e Tobago, o flamingo é a ave nacional.

O tom rosado desta ave permite uma identificação mesmo a grande distância, mas a verdade é que a plumagem desta espécie é sobretudo esbranquiçada, ainda que com alguns tons rosados. Uma vez que estes tons são mais intensos nas asas, são também mais visíveis durante o voo, que é rápido e direto, com batidas firmes de asas, mantendo o pescoço e pernas esticadas em pleno ar. Os flamingos jovens têm uma cor cinzenta acastanhada, atingindo a maturidade da plumagem e, por consequência, o tom rosado, por volta dos 3 anos de idade.

São animais grandes, podendo medir entre 120 a 145 cm da ponta do bico à ponta da cauda e influindo muito para este comprimento o tamanho do longo pescoço. A envergadura, ou seja, a largura da ave durante o voo, pode atingir os 170 cm. O bico é espesso e recurvado, sendo rosado na base e preto na ponta.

Ocasionalmente, podem ser observadas no nosso território outras espécies de flamingos, mas a mais comum e frequente é a do flamingo-pequeno.

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Portugal Selvagem
  • Tipologia: Extrato de programa
  • Produção: Transglobe
  • Ano: 2009