Fortaleza de Ormuz, no Irão

Ormuz é uma importante cidade marítima, e um ponto estratégico no Golfo Pérsico. No século XVI passavam ali as rotas comerciais entre a ásia central, o índico e o mediterrâneo. Portugal quis assegurar o domínio daquela àrea, fortificando a cidade.

A conquista de Ormuz foi alcançada em duas fases: em 1507, Afonso de Albuquerque, Vice Rei do Estado Português da Índia, após derrotar as forças defensoras e ter iniciado a construção da fortaleza, foi obrigado a retirar-se graças a três capitães do seu exército que se revoltaram e, aliando-se ao rei de Ormuz, combateram os portugueses.

Finalmente, em 1515, “O Conquistador do Oriente“, regressou a Ormuz e tomou a cidade definitivamente. Acabou então a construção do forte de Nossa Senhora da Conceição. A fortaleza ficou com a forma de um pentágono, oito torres em volta e uma no centro, sendo reconhecida pela Pérsia como a obra de uma grande potência militar. Como a construção desta fortaleza teve várias fases, a sua arquitetura resultou na fusão entre o estilo Manuelino e um estilo Renascentista.

A Jornalista Márcia Rodrigues conta-nos um pouco mais sobre esta marca portuguesa no mundo.

Fortificação de Mascate, em Omã
Veja Também

Fortificação de Mascate, em Omã

Convento de São Francisco, no Brasil
Veja Também

Convento de São Francisco, no Brasil

Temas

Ficha Técnica

  • Título: As Maravilhas de Portugal no Mundo - A Fortaleza de Ormuz, Irão
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Márcia Rodrigues
  • Produção: RTP
  • Ano: 2009