Fotografar a história do vinho do Porto

A produção do vinho do Porto cruza-se com o olhar do fotógrafo Domingos do Espírito Santo Alvão. O fundador da Casa Alvão deixou milhares de imagens e, entre estas, muitas que contam a história da atividade vinhateira.

A apanha das uvas, o seu transporte, a transformação em vinho, o controlo da qualidade, a venda e o embarque para destinos longínquos nos anos 30 e 40 estão amplamente documentados pelos trabalhos de Domingos Alvão e pelo amigo, discípulo e sócio, Álvaro Azevedo, ambos interessados nesta temática.

A recolha é bastante rica e resulta do trabalho individual, mas também de uma encomenda feita pelo Instituto do Vinho do Porto, em 1933, com o objetivo documentar e deixar testemunho das várias fases do processo de produção.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que, agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - O vInho do Porto
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018