Fundação do Partido Socialista Português

Foi fundado a 10 de janeiro de 1875, em Lisboa, o Partido Socialista Português, por uma comissão que incluía nomes como José Fontana, Antero de Quental e Nobre França. Foi este, aliás, quem redigiu o primeiro programa do novo partido.

A sua fundação foi o culminar do processo de organização do movimento socialista em Portugal e ocorreu na continuidade dos trabalhos do Congresso de Haia da Associação Internacional de Trabalhadores, em 1872, cujas resoluções abriram o caminho à formação de partidos nacionais.

A formação da Associação dos Trabalhadores da Região Portuguesa, no ano seguinte, e as greves operárias que então ocorreram em Portugal foram os passos iniciais do movimento, que em 1875 se constituiu então como partido político.

O seu órgão principal, chamado O Protesto, começou a ser publicado ainda nesse ano, quando o partido concorreu pela primeira vez às eleições, mais especificamente às eleições municipais, onde obteve resultados modestos.

 

  • Qual o contexto político e social em que surgiu?

Tal como ocorreu noutros países da Europa, as doutrinas socialistas fizeram a sua aparição em Portugal na segunda metade do século XIX, acompanhando o surgimento das primeiras indústrias e a formação de núcleos e associações operárias. No entanto, a adesão das elites intelectuais portuguesas era reduzida, contando-se entre os seus apoiantes ou simpatizantes Oliveira Martins, Antero de Quental ou Jaime Batalha Reis.

A difusão das ideias socialistas refletiu, naturalmente, as divisões que existiam no movimento internacional, entre setores mais libertários, ou anarquistas, e quem defendia posições mais autoritárias ou centralistas, à semelhança de Karl Marx.

1871 foi um ano importante para o movimento, com a realização das chamadas “Conferências do Casino”, que foram imediatamente suspensas pelas autoridades, e com a chegada a Lisboa de uma delegação da Associação Internacional de Trabalhadores que colocou os socialistas portugueses em contacto com o movimento internacional.

 

  • Que futuro teve?

O Partido Socialista Português teve uma vida atribulada, marcada por diversos percalços, reformas e divisões, a que se juntou uma expressão eleitoral reduzida. A morte de José Fontana, menos de dois anos após a fundação do partido, foi um severo golpe que comprometeu o seu crescimento.

O primeiro congresso realizou-se em 1877, mas logo no segundo, no ano seguinte, o partido mudou de nome para Partido dos Operários Socialistas Portugueses, fazendo eco da fusão com estruturas sindicais.

Seguiram-se várias cisões e conflitos, nomeadamente com outras correntes sindicalistas e revolucionárias, a que se veio a juntar uma relação difícil com os círculos republicanos. Com a proclamação da República, o movimento socialista conseguiu alguma expressão nos meios operários e o partido chegou a eleger vários deputados. Porém, e como aconteceu com outras formações políticas, foi dissolvido pelo Estado Novo, após a sua ilegalização pela Constituição de 1933.

Ouça aqui outros episódios do programa Dias da História

Cheias de 67 foram rastilho para revolução de 74
Veja Também

Cheias de 67 foram rastilho para revolução de 74

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - Fundação do Partido Socialista Português
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2018
  • Imagem: Manifesto Socialista de 1875. Ephemera.