Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
Gosto do meu Professor?
Gosto do meu Professor?
Ensino:

Às vezes, não gostamos de determinado Professor. Isso pode acontecer com Professores como com qualquer outra pessoa. Às vezes as personalidades dos alunos e dos Professores “chocam”. Para além disso, tal como existem óptimos alunos e alunos não tão bons, também existem óptimos Professores e Professores que não são tão bons.

No entanto, normalmente os Professores querem dar-se bem com os alunos e gostam de os ensinar e ajudar a aprender. Se mostrarmos a um Professor a nossa vontade de melhorar a relação, provavelmente ele fará o que puder para que isso aconteça e, só por isso, a nossa relação já poderá melhorar.

Tentarmos dar-nos bem com esse Professor também nos pode ensinar algo sobre como lidarmos com pessoas que são diferentes de nós – algo que vai acontecer ao longo de toda a nossa vida. E permitir-nos-á aprender mais e melhor – é sempre mais fácil e mais divertido aprender com um Professor com quem nos sentimos bem.

Se o problema parecer difícil de resolver, podemos experimentar os seguintes passos:

  1. Falar com um adulto em quem confiamos, como o Pai, a Mãe ou o Psicólogo da escola.
  1. Dar tempo ao tempo. Podemos não nos sentir imediatamente confortáveis com um Professor, mas isso pode ir mudando conforme o formos conhecendo melhor, e ele a nós.
  1. Se já esperamos algum tempo e nada mudou, podemos falar com os nossos Pais ou o Psicólogo da escola. Muitas vezes, uma reunião entre todos pode ajudar a discutir o problema e a melhorar tudo!

A nossa relação com os Professores é uma “relação de trabalho”, como aquelas que os nossos pais têm com as pessoas com quem trabalham. As relações de trabalho são diferentes das relações familiares ou de amizade, que são centradas no amor e no afecto.

Nas relações de trabalho, ambas as partes obtêm alguma coisa da relação, mas não precisam, necessariamente, de ser amigas ou de gostar umas das outras. Precisam apenas de se respeitar, serem educadas e de se focar no trabalho que têm para fazer.

Podemos lembrar-nos disto quando não gostamos de algum Professor e tentarmos cumprir a nossa parte das responsabilidades.

As Responsabilidades dos Alunos e dos Professores

Mesmo quando o Professor que dá a aula não é o nosso favorito, podemos ter com ele uma boa relação se cumprirmos as nossas responsabilidades básicas enquanto alunos:

  • Irmos para aulas disponíveis para aprender;
  • Levarmos o material escolar necessário assim como os TPC feitos;
  • Escutar quando o Professor ou um colega está a falar;
  • Fazer o nosso melhor, seja um TPC, um trabalho de grupo ou um teste.

Por sua vez, podemos esperar que o Professor nos respeite, responda às nossas perguntas e nos ajude em todas as dúvidas e dificuldades que tivermos enquanto aprendemos uma matéria.

As situações difíceis entre Professores e alunos também se podem transformar em boas situações. Alguns Professores têm tanto impacto na nossa vida que nunca mais os esquecemos.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Gosto da escola?
Veja Também

Gosto da escola?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Gosto do meu Professor?
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de Max Fischer, Pexels