Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola

Gosto do meu Professor?

Gosto do meu Professor?

Às vezes, não gostamos de determinado Professor ou determinada Professora. Isso pode acontecer com Professores/as como com qualquer outra pessoa. Às vezes, as personalidades dos/as alunos/as e dos/as Professores/as “chocam”. Para além disso, tal como existem óptimos alunos/as e alunos/as não tão bons ou boas, também existem óptimos/as Professores/as e Professores/as que não são tão bons ou boas.

No entanto, normalmente os Professores ou Professoras* querem dar-se bem com os alunos e alunas e gostam de os/as ensinar e ajudar a aprender. Se mostrarmos a um Professor ou Professora a nossa vontade de melhorar a relação, provavelmente ele/ela fará o que puder para que isso aconteça e, só por isso, a nossa relação já poderá melhorar.

Tentarmos dar-nos bem com esse Professor ou essa Professora também nos pode ensinar algo sobre como lidarmos com pessoas que são diferentes de nós – algo que vai acontecer ao longo de toda a nossa vida. E permitir-nos-á aprender mais e melhor – é sempre mais fácil e mais divertido aprender com um Professor ou uma Professora com quem nos sentimos bem.

Se o problema parecer difícil de resolver, podemos experimentar os seguintes passos:

  1. Falar com uma pessoa adulta em quem confiamos, como o Pai, a Mãe ou o/a Psicólogo/a da escola.
  1. Dar tempo ao tempo. Podemos não nos sentir imediatamente confortáveis com um Professor ou uma Professora, mas isso pode ir mudando conforme o formos conhecendo melhor, e ele/ela a nós.
  1. Se já esperamos algum tempo e nada mudou, podemos falar com as nossas Mães, os nossos Pais ou o/a Psicólogo da escola. Muitas vezes, uma reunião entre todos/as pode ajudar a discutir o problema e a melhorar tudo!

A nossa relação com os Professores e as Professoras é uma “relação de trabalho”, como aquelas que os nossos pais e as nossas mães têm com as pessoas com quem trabalham. As relações de trabalho são diferentes das relações familiares ou de amizade, que são centradas no amor e no afecto.

Nas relações de trabalho, ambas as partes obtêm alguma coisa da relação, mas não precisam, necessariamente, de ser amigas ou de gostar umas das outras. Precisam apenas de se respeitar, serem educadas e de se focar no trabalho que têm para fazer.

Podemos lembrar-nos disto quando não gostamos de algum Professor ou Professora e tentarmos cumprir a nossa parte das responsabilidades.

As Responsabilidades dos/as Alunos/as e dos Professores e das Professoras

Mesmo quando o Professor ou a Professora que dá a aula não é o/a nosso/a favorito/a, podemos ter com ele/ela uma boa relação se cumprirmos as nossas responsabilidades básicas enquanto alunos/as:

  • Irmos para aulas disponíveis para aprender;
  • Levarmos o material escolar necessário assim como os TPC feitos;
  • Escutar quando o Professor ou Professora ou um/a colega está a falar;
  • Fazer o nosso melhor, seja um TPC, um trabalho de grupo ou um teste.

Por sua vez, podemos esperar que o Professor ou Professora nos respeite, responda às nossas perguntas e nos ajude em todas as dúvidas e dificuldades que tivermos enquanto aprendemos uma matéria.

As situações difíceis entre Professores/as e alunos/as também se podem transformar em boas situações. Alguns Professores e algumas Professoras têm tanto impacto na nossa vida que nunca mais os/as esquecemos.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Gosto da escola?
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Ficha Técnica

  • Título: Gosto do meu Professor?
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de Max Fischer, Pexels
  • *Nota: constituindo a linguagem uma ferramenta para combater as desigualdades sociais, contribuindo para a eliminação de estereótipos e formas de discriminação, a OPP advoga a utilização de uma linguagem inclusiva, enquanto instrumento transformador de atitudes e comportamentos, de promoção do bem-estar, da Saúde Psicológica e da coesão, igualdade e justiça sociais.