Hospital veterinário, pela saúde dos nossos animais
A causa animal ganha espaço a cada ano que passa e sobe, sobretudo, o número de animais de companhia, tal como ganham relevância os cuidados médicos que eles precisam. Nesta reportagem, passamos o dia no Hospital Veterinário da Madeira.
São gatos e cães, coelhos e peixes, pássaros e furões. Portugal é um país pet friendly, tendo em conta o número de animais domésticos que tem vindo sempre a aumentar. Se há umas décadas eles serviam, acima de tudo, o homem, depois passaram a companhia, no quintal, e hoje são membros da nossa família. Por isso, vivem dentro de casa e, como as pessoas, são tratados com todos os cuidados. É preciso acompanhar o seu crescimento com vacinas e pesagens, tratar doenças e excluir parasitas.
No Hospital Veterinário da Madeira, um conjunto de veterinários e auxiliares trata, por dia, dezenas de animais. Desde alimentação a recém-nascidos até cirurgias urgentes, funciona quase como um hospital pediátrico – tal como com crianças, é mais complicado identificar as queixas dos bichos, além de que é também preciso uma grande sensibilidade para gerir o stress dos próprios tutores.
Os animais de estimação têm estatuto jurídico que lhes confere uma proteção alargada e os seus tutores têm obrigações. Entre elas está garantir o respeito por cada espécie, pela sua saúde e bem-estar. Significa, na prática, acesso a água, comida, vacinas, cuidados veterinários e formas de identificação. Aos tutores de animais de companhia também não é permitido provocar dor ou exercer maus-tratos que resultem em sofrimento, abandono ou morte.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Nós e os animais - episódio 2
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Bruna Melim / João Sardinha Nunes / Mariano Rebolo / Délio Gonçalves
- Produção: RTP Madeira
- Ano: 2020