Deus Cérebro

Inteligência emocional: o que diz a ciência

A inteligência é, antes de tudo mais, emoção. É do mais básico do cérebro humano que continua a emanar toda a sua capacidade. A ciência olha atualmente o grande órgão como senhor da razão e dos sentimentos que, através das emoções mais primárias, permite desenvolver capacidades criando vários tipos de inteligência.

Associa-se de forma tradicional a inteligência a capacidades cognitivas como a memória ou o raciocínio, até porque a ciência esteve de costas voltadas para as emoções durante muito tempo. Em pleno século XXI, os estudiosos da matéria não têm dúvida de que não há dissociação nos caminhos da razão e da emoção. O cérebro humano funciona sempre com os dois, sendo que são as emoções – algo primário – que permitem o restante desenvolvimento.

Mas então o que distingue a inteligência emocional? Nada mais do que algo durante séculos secundarizado, ridicularizado e mesmo temido: a intuição, também chamado de sexto sentido. Algo que o cérebro humano conseguiu alcançar no seu imparável processo evolutivo e que mais não é do que a capacidade de premeditação.

O cérebro do homem e o da mulher são diferentes?
Veja Também

O cérebro do homem e o da mulher são diferentes?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Deus Cérebro - Maquinaria das emoções, episódio 1
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Autoria: António José de Almeida
  • Produção: PANAVÍDEO p/RTP
  • Ano: 2020