2077 - 10 Segundos Para o Futuro

Inteligência humana e artificial: uma rede única

Os computadores vão abandonar as secretárias para se instalar nos olhos e nas paredes. Os chips estarão integrados em praticamente tudo à nossa volta, transmitindo informação vital. A Inteligência Artificial vai elevar a capacidade humana em atos de autonomia e decisão.

Diz-se que nos dirigimos para a idade da transparência, já que a inteligência artificial (IA) está a caminho de se tornar invisível, integrada no nosso quotidiano sem ecrãs ou interfaces visíveis. A desmaterialização da tecnologia significa que os dispositivos deixam de ser objetos físicos para se tornarem experiências fluidas, incorporadas nos nossos ambientes. Sensores inteligentes, algoritmos avançados e conectividade total vão transformar a interação num processo quase intuitivo.

Que espécie de humanos vamos ser?
Veja Também

Que espécie de humanos vamos ser?

A Internet das Coisas (IoT) é a espinha dorsal desta revolução, permitindo que qualquer objeto – desde móveis a roupas – tenha capacidade de processar informação e responder de forma autónoma. Casas que antecipam necessidades, cidades que ajustam o consumo energético em tempo real e sistemas que monitorizam constantemente a nossa saúde são exemplos.

Um avanço que levanta desafios éticos e sociais e que exige novas abordagens à privacidade e à segurança dos dados. No entanto, a fusão entre humanos e tecnologia poderá criar um mundo mais eficiente e sustentável, onde a inteligência artificial se torna uma extensão natural da nossa própria capacidade de pensar e decidir.

Tecnologia versus Humanidade
Veja Também

Tecnologia versus Humanidade

Um dia depois da tempestade
Veja Também

Um dia depois da tempestade

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro, Mutação - episódio 1
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Produção: PANAVÍDEO P/RTP
  • Ano: 2017