2077 - 10 Segundos Para o Futuro
Que espécie de humanos vamos ser?
Ensino:

Inteligência artificial, nanotecnologia e genética. São conceitos-chave numa era de viragem tecnológica e biológica. Nas próximas décadas vamos assistir à desmaterialização da tecnologia. A qualidade e a esperança média de vida vão aumentar de forma exponencial. Será possível escolher genes para os nossos filhos e criar novas formas de vida.

No início do século XXI, um smartphone tinha mais potência do que os computadores da NASA que levaram o homem à lua, em 1969. Em poucas décadas, é provável que controlaremos os objetos à nossa volta através do pensamento. Os computadores vão deixar as secretárias para se instalarem nos olhos e nas paredes. Os chips estarão integrados em praticamente tudo, transmitindo informação vital.

É unânime a opinião de que a revolução em curso é a maior e mais rápida de todas, com a interceção da genética, da nanotecnologia e da inteligência artificial. A saúde vai sofrer alterações profundas e o envelhecimento será retardado. O objetivo é o que tem sido perseguido ao longo de toda a evolução humana: a imortalidade.

A primeira clonagem de um mamífero adulto
Veja Também

A primeira clonagem de um mamífero adulto

Uma espécie humana aperfeiçoada pode estar, assim, a poucas décadas de distância, longe da aleatoriedade da natureza e determinada pelas escolhas do próprio ser humano. É possível que em meados do século XXI o cérebro tenha alcançado níveis de inteligência nunca antes atingidos e que a escolha da cor dos olhos ou do cabelo do bebé seja prática corrente.

Genética e problemas bioéticos
Veja Também

Genética e problemas bioéticos

A manipulação genética abre um novo capítulo na criação de vida. Está em aberto a perspetiva de criar em laboratório bactérias úteis e novas espécies híbridas. Por outro lado, a fusão homem/máquina já está em marcha. Mas nenhuma destas possibilidades está isenta de riscos. Que espécie vamos ser num futuro próximo?

Tecnologia versus Humanidade
Veja Também

Tecnologia versus Humanidade

Temas

Ficha Técnica

  • Título: 2077 - 10 Segundos Para o Futuro, Mutação - episódio 1
  • Tipologia: Extrato de Documentário
  • Produção: PANAVÍDEO P/RTP
  • Ano: 2017