Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
Ir ao Psicólogo
Ir ao Psicólogo
Ensino:

Quando temos um braço partido ou nos dói a barriga vamos ao Médico e ele ajuda-nos a sentir melhor. Quando temos um problema com os nossos pensamentos ou sentimentos, um Psicólogo pode ajudar-nos a sentir melhor. Tal como toda a gente pode precisar de ir ao Médico, toda a gente pode precisar de ir ao Psicólogo.

Os Psicólogos são especialistas nos pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas. Podem ajudar pessoas de todas as idades – crianças ou adultos. E ajudam-nos a compreender os nossos sentimentos, a resolver problemas (pequenos e grandes), a lidar com situações difíceis ou com qualquer preocupação que tenhamos. O trabalho do Psicólogo é ajudar as pessoas a sentirem-se melhor.

Por exemplo, os Psicólogos podem ajudar-nos a lidar com a nossa timidez (quando somos tão tímidos que temos dificuldade em falar com amigos ou com os Professores). Ou podem ajudar-nos com os nossos sentimentos de medo, zanga ou ansiedade quando eles não nos deixam dormir bem, divertirmo-nos ou aproveitar a escola. Podem ajudar-nos a compreender as nossas emoções e a aprender formas de gerir saudavelmente essas emoções.

Os Psicólogos também nos podem ajudar quando existem situações difíceis na nossa vida. Por exemplo, o divórcio dos nossos Pais, a morte de alguém de quem gostávamos ou temos um problema grave de saúde com que alguém que nos é querido esteja a lidar. Quando o Psicólogo nos ouve, compreende o que estamos a passar e nos ajuda a lidar melhor com isso, podemos sentir-nos apoiados e mais confiantes para enfrentarmos o futuro.

Os Psicólogos podem ainda ajudar-nos com as coisas da escola. Por exemplo, podem ajudar-nos a aprender melhor, a tomar atenção na aula e a melhorar as notas. O Psicólogo pode ainda ser uma boa ajuda quando tivermos que mudar do 1º para o 2º ciclo, se tivermos dificuldade em nos organizarmos perante tantas disciplinas e novidades.

Na verdade, não é preciso ter um problema para ir ao Psicólogo. Por exemplo, se o nosso objectivo for melhorar a nossa auto-estima, um Psicólogo também nos pode ajudar.

Seja qual for o nosso problema, um Psicólogo pode ajudar-nos a encontrar formas de o resolver e de nos sentirmos melhor.

O que acontece quando ficar sozinho com o Psicólogo?

Ir ao Psicólogo não é o mesmo do que ir ao Médico. O Psicólogo não nos vai mandar despir nem vai observar alguma parte do nosso corpo. Não nos receita medicamentos.

Quando vamos ao Psicólogo podemos sentar-nos a falar com ele ou a fazer jogos. Só precisamos de lhe dizer o que quisermos e ele não pode contar nada do que lhe dissermos a ninguém. Nem aos nossos Pais! Guardar confidências é um dos deveres profissionais do Psicólogo.

Provavelmente, da primeira vez que formos ao Psicólogo, os nossos Pais vão entrar connosco e falar um pouco com o Psicólogo. Os Pais até nos podem ajudar a explicar as nossas dificuldades. Nas vezes seguintes o mais provável é que os nossos Pais fiquem na sala de espera enquanto estamos com o Psicólogo. Se formos ao Psicólogo da escola, é provável que os nossos Pais nem tenham de esperar numa sala, pois podemos combinar uma hora concreta durante o dia de escola.

O Psicólogo pode fazer-nos perguntas (nós só respondemos se quisermos!) ou convidar-nos para jogar um jogo ou fazer um desenho. Estas actividades podem ajudar o Psicólogo a compreender melhor o que estamos a pensar e a sentir e a ajudar-nos. Podemos ficar só sentados a falar ou ir falando com o Psicólogo enquanto jogamos.

O Psicólogo não está interessado apenas naquilo em que temos dificuldade. Também quer saber sobre as coisas boas da nossa vida, as coisas em que somos bons e o que gostamos de fazer para nos divertirmos. Os Psicólogos sabem como as coisas boas e as nossas qualidades nos podem muitas vezes ajudar a lidar com as coisas menos boas.

Durante o tempo que estivermos com o Psicólogo (normalmente não é mais do que 50 minutos) ele pode ensinar-nos coisas sobre os nossos sentimentos e como lidar com eles, sobre os nossos pensamentos e como pensar as coisas de forma diferente, ou ainda sobre os nosso comportamentos e como modificá-los. Pode também ajudar-nos a darmo-nos bem com outras pessoas e a praticar as coisas que temos de melhorar.

Podemos ver o nosso Psicólogo todas as semanas, de 15 em 15 dias ou uma vez por mês. À medida que nos formos sentindo melhor, vamos vendo o Psicólogo cada vez menos vezes.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Pedir Ajuda
Veja Também

Pedir Ajuda

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Ir ao Psicólogo
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de SHVETS production, Pexels.