José Afonso, uma vida de revolução

José Afonso é autor de um conjunto de canções e de pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra e atento aos contextos sociais e políticos do país, produziu uma obra na qual juntou à criação musical objetivos de luta.

Não há como dissociar o seu trabalho artístico da luta social e política. Primeiro contra o regime ditatorial, e, depois, após o 25 de Abril, a favor da criação de um modelo de sociedade. José Afonso (Zeca) é autor de um vasto repertório que refletiu a luta por uma vida com mais direitos em Portugal e se tornou uma inspiração para várias gerações de músicos e intérpretes. É reconhecido como o cantor de intervenção mais influente do país.

Os baladeiros na revolução
Veja Também

Os baladeiros na revolução

Nascido em Aveiro, o seu percurso pessoal, como professor e artista, vai da Beira Baixa ao Algarve, de Coimbra, Angola e Moçambique a Setúbal, onde recolhe traços etnográficos que vão marcar as suas composições. Norteado por ideais políticos de esquerda, as canções retratam a desigualdade social que testemunhou ao longo da vida pelos quatro cantos do mundo que percorreu.

São muitas as que se prolongam no tempo e que constam do documentário, mas, entre todas, há uma que o país elegeu como sinónimo de liberdade: “Grândola, Vila Morena” – a música da revolução. Sem que o próprio soubesse, a canção de Zeca foi escolhida como uma das senhas transmitidas na rádio para sinalizar as ações militares que haveriam de mudar o rumo de Portugal no dia 25 de Abril de 1974.

“Grândola Vila Morena” tornou-se a música da revolução
Veja Também

“Grândola Vila Morena” tornou-se a música da revolução

Através dos arquivos da rádio e televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. É um percurso central na história da música portuguesa, ainda hoje vivo e pungente tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra.

João Abel Manta: O Imaginador da Democracia
Veja Também

João Abel Manta: O Imaginador da Democracia

Marco e a campaniça
Veja Também

Marco e a campaniça

Temas

Ficha Técnica

  • Título: José Afonso - Traz Outro Amigo Também
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Miguel Pimenta e Nuno Galopim
  • Produção: Inovação RTP
  • Ano: 2021