José Saramago: “Levantado do Chão”
Ensino:

José Saramago, o escritor português galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, é uma das maiores referências da literatura portuguesa. Neste documentário, com o título de uma das suas obras mais emblemáticas, somos levados a percorrer parte da sua vida.

Oriundo de uma família de agricultores, Saramago nasceu na vila da Azinhaga, concelho da Golegã, mas cedo se mudou para Lisboa. Frequentou a escola técnica e tornou-se serralheiro mecânico, apesar de sempre se ter interessado pela literatura. Publicou a sua primeira obra (Terra do Pecado) aos vinte e cinco anos, e teria de esperar praticamente três décadas para conseguir o reconhecimento público pela grandeza das suas obras.

José Saramago: “um romance meu cresce como uma árvore”
Veja Também

José Saramago: “um romance meu cresce como uma árvore”

No início da década de oitenta lança um dos romances que lhe definem o estilo: Levantado do Chão, um retrato da vida dos agricultores pobres do Alentejo. Depois, com Memorial do Convento, Jangada de Pedra, O Ano da Morte de Ricardo Reis ou o Evangelho segundo Jesus Cristo, torna-se um autor consagrado que interpreta, à sua maneira, alguns factos históricos. Escritor de causas, militante do PCP, entra após este ciclo numa fase de questionamento da sociedade que o rodeia, em livros como Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes, ou O homem duplicado. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, três anos depois, o Prémio Nobel da Literatura.

Os primeiros dias do Nobel Saramago
Veja Também

Os primeiros dias do Nobel Saramago

Temas

Ficha Técnica

  • Título: José Saramago, Levantado do chão
  • Tipologia: Documentário
  • Autoria: Alberto Serra
  • Produção: RTP
  • Ano: 2008