Morcegos, os guardiões noturnos

Não é por acaso que o Batman se inspirou neste pequeno mamífero para fazer justiça. Os morcegos são benfeitores da natureza. As suas caraterísticas e aptidões físicas permitem-lhes ser magníficos defensores de ecossistemas.

Muitas vezes vistos como criaturas assustadoras, estes “ratinhos voadores” desempenham um papel crucial em toda a natureza que os rodeia. São essenciais para a polinização e a dispersão de sementes, contribuindo para a saúde de campos e florestas e regulam o equilíbrio de insetos. Em Portugal, a população de morcegos representa quase metade de toda a fauna de mamíferos.

Os insetos, a caminho da extinção
Veja Também

Os insetos, a caminho da extinção

São guardiões noturnos de vários ecossistemas, daí que a sua preservação seja fundamental para o equilíbrio ecológico. Das 29 espécies de morcegos que voam pelo território nacional, nove estão dependentes de abrigos subterrâneos para sobreviverem. São animais mais sensíveis às perturbações do exterior. Como é que Portugal tem protegido as populações de morcegos cavernícolas e os seus habitats?

Os morcegos são bons sinalizadores da qualidade do meio ambiente, podendo ajudar a comunidade científica a prever mudanças provocadas pelas alterações climáticas. Mais um motivo para a conservação destas espécies em Portugal.

A vida selvagem nas planícies ibéricas
Veja Também

A vida selvagem nas planícies ibéricas

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biosfera, episódio 34 / temporada 22
  • Tipologia: Excerto de Programa
  • Produção: Farol de Ideias
  • Ano: 2024