Museu do Centro Hospitalar do Porto
É uma janela para o que era o mundo da farmácia e da medicina no século XIX. O Museu do Centro Hospitalar do Porto reúne móveis, instrumentos, literatura, químicos e unguentos que fizeram daquele espaço um dos mais importantes centros farmacêuticos da cidade e do país.
O espaço foi inaugurado em outubro de 2013 após trabalhos de requalificação da botica oitocentista do Hospital Real de Santo António, que foi musealizada, restaurando-se o edifício, o mobiliário e os equipamentos existentes. Noutra sala foi reconstituída a farmácia de oficina do Hospital Joaquim Urbano.
O facto de estar instalado num ambiente hospitalar tona-o singular, existindo poucos museus no mundo com estas características. Encontram-se ainda pequenos núcleos nos corredores do estabelecimento de saúde. O seu património é constituído por milhares de artefactos e peças de cariz técnico-científico, nomeadamente, médico-cirúrgico, laboratorial, de imagem e de farmácia, para além de coleções de pintura, mobiliário, escultura, fotografia e medalhística.
Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o país e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.