Museu Geológico em Lisboa
Ensino:

No Museu Geológico podemos encontrar fósseis de crocodilos, hipopótamos ou rinocerontes que viveram há milhões de anos num território que era então um vasto pântano. Hoje a mesma zona é Lisboa, cidade onde este espaço - que mantém as características do período em que foi inaugurado - está instalado.

Entre as mais de 4000 peças em exibição existem também amonites gigantes, que eram moluscos e se encontram extintos, ossos de dinossauros, ossadas humanas pré-históricas e objectos produzidos nesse período. O espólio conta ainda com os vestígios de um dos mais antigos cães domesticados da Península Ibérica.

O museu está situado no antigo Convento de Jesus, em Lisboa, local onde funcionou, a partir de 1859, a Comissão Geológica do Reino. Foi a necessidade de tornar públicos os materiais reunidos por este organismo e por outras instituições que lhe sucederam que levaram à sua criação e instalação.

Este programa integra a série “Em Busca do Museu Desconhecido”, onde a RTP efetua uma viagem, por todo o país e pelas regiões autónomas mostrando espaços museológicos menos conhecidos do grande público.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Em Busca do Museu Desconhecido - Museu Geológico
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Margarida Metello/ Sofia Leite
  • Produção: RTP
  • Ano: 2020