Nambuangongo, a grande arrancada (Parte 2)
error on HTML5 media element
Este conteúdo está neste momento indisponível
Em 1961 uma equipa de reportagem da RTP acompanhou uma das primeiras operações militares das tropas portuguesas em Angola. O objetivo era Nambuangongo, no norte do país, local considerado a capital dos independentistas.
A equipa de reportagem era constituída pelos jornalistas Serras Fernandes e Neves da Costa que enviavam os despachos e as imagens por avião. Primeiro em pequenos aparelhos militares que aterravam no mato e levavam o material até Luanda, cidade a partir da qual a TAP transportava o material até Lisboa.
Na capital portuguesa os rolos de filme eram revelados, editadas e transformados em pequenas notícias que passavam no telejornal. A operação decorreu ao longo de 16 dias, período durante o qual aconteceram diversos combates de que resultaram diversas baixas.
Em 1964 os jornalistas foram desafiados a reunir o material numa grande reportagem. “Nambuangongo, a grande arrancada” seria exibida apenas uma vez, num espaço privado, para uma audiência selecionada e depois foi arquivada.
Na televisão este trabalho só foi transmitido em 2009.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Nambuangongo, a grande arrancada (Parte 2)
- Tipologia: reportagem
- Autoria: Serras Fernandes/ Neves da Costa
- Produção: RTP
- Ano: 1964