Pesquisar

No coração da Estrela

É o mais perto do céu que se consegue chegar em Portugal continental: 1993 metros de altitude. Terra de comunidade agropastoral, é no século XXI uma zona despovoada e vulnerável aos incêndios. Há resistentes: pastores em quintas isoladas e jovens empreendedores que tentam resgatar o que a Serra da Estrela tem de singular.

Há muitos anos que António utiliza o seu rebanho de cabras sapadoras para limpar a floresta da Serra. Apesar dos esforços, o Covão onde vive isolado com a mulher e o filho foi devastado pelos incêndios. Pinheiros bravos a mais, carvalhos e teixos, árvores autóctones a menos. Cava o terreno e insiste, plantando o que à Serra pertence por natureza. A Estrela, que compõe o maior conjunto montanhoso de Portugal, tem características únicas, em parte resultantes do glaciar que albergou há dezenas de milhar de anos.

Jan Jansen é holandês de alma lusitana. O botânico e ecologista veio a Portugal compreender porque ardem as florestas nativas, como prevenir os fogos nas matas e o que plantar nas áreas destruídas. Apaixonou-se pelos ares da grande montanha, pelas ervas protegidas e que no país só ali se vêm. Foi ficando, pela floresta ancestral que já desapareceu do norte da Europa e pelo sabor puro da água que chega às lagoas, vinda dos rios que ali têm berço: o Zêzere,o Alva e o Mondego.

Nesta viagem ao coração da Estrela acompanhamos investigadores, geólogos, biólogos e empreendedores empenhados em salvar uma serra ímpar, que recebeu já o estatuto de Geopark Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Pelas suas torres graníticas, de forma única no mundo, pelo cão pastor e pelo afamado queijo da serra, ambos ligados ao tradicional pastoreio da ovelha bordalesa desta região. O som do silêncio, as temperaturas desafiantes e as cores intensas compõem um cenário inigualável.

Palco privilegiado para com nitidez se verem as estrelas e respirar, com dificuldade, um ar rarefeito, é, no inverno, chamariz de milhares de turistas por causa da neve que se acumula na zona da Torre, o ponto mais alto. Imponente, a Serra da Estrela abrange os distritos da Guarda e de Castelo Branco. Integra a cordilheira do sistema central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela. É, desde 1976, o maior parque natural do país e com mais área protegida.

 

Ficha Técnica

  • Título: Linha da Frente - No coração da Estrela
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Sandra Vindeirinho / António Antunes / Marques de Almeida / Sara Cravina
  • Produção: RTP
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui