No navio da Greenpeace, pela defesa do planeta

O Artic Sunrise navega há três décadas sob a bandeira da emergência climática. A RTP subiu a bordo do emblemático navio da Greenpeace, uma das maiores organizações independentes do mundo na luta pela defesa do ambiente.

Símbolo maior da Greenpeace, este quebra-gelo, conhecido por enfrentar mares tempestuosos e servir de base a expedições em prol da preservação do planeta, tem uma história rica em campanhas ambientais, desde a proteção do Ártico até à denúncia da pesca ilegal. Navega por todo o mundo sob os comandos de voluntários cuja ação se centra, sobretudo, no lobby político e na pressão social, apesar do grande destaque ir, muitas vezes, para ações diretas mais mediáticas.

Greta Thunberg, Em Nome da Terra
Veja Também

Greta Thunberg, Em Nome da Terra

Com mais de meio século de ativismo ambiental em todo o mundo, a Greenpeace estabelece uma delegação permanente em Portugal numa altura em que o tema das alterações do clima é incontornável, mas também num dos momentos críticos, com o aumento do negacionismo climático. Em Portugal, a organização vai centrar a atividade em dois pilares essenciais: a defesa dos oceanos está no topo da lista de prioridades e a promoção de  modelos alternativos de gestão florestal.

Migradores de Longa Distância: entre o Tejo e o Ártico
Veja Também

Migradores de Longa Distância: entre o Tejo e o Ártico

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Outras Histórias - temporada 8 / episódio 5
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Daniela Santiago / Nuno Tavares / Miguel Teixeira
  • Produção: RTP
  • Ano: 2024