Pesquisar

O albúm de Marcello Caetano

No dia 24 de março de 1927, o finalista de direito e dirigente da Associação Académica da União Nacional, Marcelo Caetano, foi fotografado durante uma visita ao presidente da República, Oscar Carmona. É uma das primeiras imagens públicas daquele que será o delfim do regime do Estado Novo, futuro chefe de governo, afastado no golpe de estado de abril de 1974.

Marcelo Caetano  nasceu em 1906 e na fase inicial da sua vida assumiu-se como conservador, monárquico e apoiante do integralismo lusitano, uma corrente próxima do fascismo italiano. Em 1927 licenciou-se em direito e, quatro anos depois, com 25 anos, doutorou-se em ciências politico-económicas.

Em termos académicos foi professor de Direito Administrativo e reitor da Universidade de Lisboa. Nas estruturas do Estado Novo foi autor do Código Administrativo introduzido em 1936, vogal da União Nacional, comissário nacional da Mocidade Portuguesa, ministro das Colónias, presidente da Câmara Corporativa, ministro da presidência e finalmente, presidente do Conselho de Ministros (1968), substituindo António Oliveira Salazar, incapacitado depois de cair de uma cadeira.

Ao longo dos anos seguintes sofreria pressões dentro do regime que defendiam tanto a sua radicalização como a abertura para um sistema mais democrático. Em abril de 1974 seria afastado do poder encontrando exílio no Brasil, onde foi professor universitário.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Marcello Caetano
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui