Pesquisar

O Estado Novo e a história

O Estado Novo utilizou a história como instrumento de propaganda e de afirmação de poder. Construiu uma imagem do passado idílica, que contaminou a nossa perceção da história portuguesa até aos dias de hoje.

Reconstruíram-se castelos e outros monumentos, realizaram-se cortejos históricos e recriou-se a historiografia, criando um passado imaginário que contaminou a visão do passado português. Todos os regimes políticos têm tendência para tentar reinventar o passado para melhor enquadrar as suas ideias, valores ou políticas. São imagens da recriação de uma realidade que não existia, elaboradas pelo Estado Novo, que vamos acompanhar neste programa.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - A historiografia no Estado Novo
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui