O mundo da criptomoeda: tecnologia, dinheiro e cuidados
Serão as criptomoedas o dinheiro do futuro ou apenas uma moda? A moeda virtual distingue-se por ser global, com transações velozes e livres de estruturas bancárias, mas também está sujeita a grandes oscilações e riscos.
Bitcoin, Ethereum ou Solana. Já ouviu falar mas não percebe bem do que se trata? As criptomoedas são dinheiro digital: não existem fisicamente, nem precisam de bancos ou de governos para funcionar. Todas as transações são feitas através de uma rede encriptada e registadas na famosa blockchain. Trata-se de um sistema financeiro mais livre, rápido e global. Mas será mesmo assim tão simples? E é confiável?
Neste excerto do Programa Cautelar, espreitamos os bastidores deste dinheiro virtual. Como se compra e vende este tipo de moeda, a sua valorização (ou desvalorização repentina) e porque é que tanta gente anda de olhos postos em gráficos. É, sobretudo, uma aula sobre inovação tecnológica, especulação e na qual se aconselha… cautela.
Ficha Técnica
- Título: Programa Cautelar - Dinheiro, temporada 3 - episódio 4
- Tipologia: Excerto de Programa
- Produção: Até ao Fim do Mundo p/RTP
- Ano: 2023