O sermão do padre António Vieira no dia da Epifania
Ensino:

Do púlpito da capela dos jesuítas fez o Padre António Vieira um sermão que comoveu as gentes mais nobres e tementes a Deus que habitavam a Lisboa de 1662. As palavras eram do pregador, do missionário, do político e do sonhador de um reino universal de Cristo em defesa dos seus amados índios. Acabara de chegar do outro lado do mundo, expulso do Maranhão pelos colonos portugueses que odiavam a sua voz ativa. A este sermão da Epifania outros se seguiram em São Roque. Os que o queriam ouvir "mandavam lançar um tapete de madrugada" para guardar lugar na igreja.

O Novo Mundo era estranho à capital do império. De lá vinha ouro, mas Lisboa desconhecia que o brilho do metal se pagava com inumanidade. À riqueza e ao poder, o homem branco sacrificava a vida dos índios, subtraindo-lhes dignidade e direitos, como se animais fossem. António Vieira, o pregador da palavra de Deus, toma para si este Brasil como terra de missão sagrada e defende nos sertões do Maranhão os povos indígenas, que carinhosamente o reconhecem como padre grande ou paiaçu. Crítico dos colonos e das suas práticas cruéis, é por eles expulso em 1661.

Padre António Vieira, defensor dos índios e dos escravos negros
Veja Também

Padre António Vieira, defensor dos índios e dos escravos negros

Outra vez o vemos a atravessar o mar atlântico para continuar nos púlpitos da Igreja de São Roque este justo combate. Na presença de Luísa de Gusmão, a rainha-regente, da corte e do clero, a voz do missionário jesuíta une dois lugares distantes num discurso comovente, fazendo dos índios personagens principais de uma das cenas míticas da Bíblia, a adoração dos Reis Magos. O sermão da Epifania revela, uma vez mais, “o génio deste humanista da Europa de seiscentos, que inspirou reis e escandalizou a Inquisição”.

Padre António Vieira, mestre da palavra
Veja Também

Padre António Vieira, mestre da palavra

“Sermão de Stº. António aos Peixes”, de padre António Vieira
Veja Também

“Sermão de Stº. António aos Peixes”, de padre António Vieira

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Visita Guiada - Igreja de São Roque
  • Tipologia: Extrato de Programa Cultural
  • Autoria: Paula Moura Pinheiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2016