O Terramoto de Lisboa em 1531

É considerado o segundo terramoto mais destrutivo que atingiu Lisboa. Aconteceu em 1531 e terá destruído cerca de duas mil casas.

Segundo os relatos disponíveis, ocorreu um forte sismo na região de Lisboa e Vale do Tejo entre as 4 e as 6 horas da manhã do dia 26 de janeiro de 1531.

Foi particularmente violento e destrutivo em toda esta região, nomeadamente em Lisboa, Santarém, Almeirim, Azambuja e Vila Franca de Xira, embora tenha sido também sentido noutras regiões do país, nomeadamente em Setúbal, na região oeste e em certas zonas do Alentejo e da Beira Litoral. Há registos de ter sido também sentido no sul de Espanha.

O grau de destruição que causou, nomeadamente em Lisboa, é ainda motivo de discussão entre geólogos e historiadores.

 

  • Qual a razão para essa discussão?

As informações da época são fragmentárias e contraditórias e provêm, em boa parte, de relatos de épocas posteriores. Aceita-se que parte da cidade ficou destruída, com o colapso de muitas casas, talvez umas 2000 tenham ficado inabitáveis, segundo cálculos recentes. Sabe-se que várias igrejas, palácios e edifícios importantes sofreram igualmente danos consideráveis.

Também não há concordância sobre o número de mortes, estimando-se que terão atingido, pelo menos, o milhar. Circulam informações sobre 30 mil mortos, mas são meras especulações.

O cronista Diogo do Couto conta que o terramoto causou o pânico na cidade e levou muita gente a abandonar Lisboa e a refugiar-se em grutas ou a viver em tendas. Também descreve a destruição de todos os navios que se encontravam no porto de Lisboa e o refluxo do rio Tejo.

 

  • Pode ser comparado ao terramoto de 1755?

Considera-se que este terá sido o segundo terramoto mais grave da história de Lisboa, depois do de 1755, pois é inegável que o grau de destruição foi menor e a reconstrução dos estragos foi muito mais rápida.

A própria origem é diferente: este terramoto, ao contrário do de 1755, teve origem na falha do Vale Interior do Tejo, com o seu epicentro provável nos arredores de Vila Franca de Xira.

Pode, portanto, ser comparado a outros dois grandes terramotos que tiveram igualmente esta origem, o de 1344 e o de 1909, que afetaram sobretudo a região de Benavente.

Por fim, há ainda a considerar o grau de magnitude, que foi também inferior: calcula-se este tenha atingido o valor de 7,5 na escala de Richter, enquanto o de 1755 chegou, provavelmente, ao valor 9.

Ouça aqui outros episódios do programa Dias da História

Uma história breve da União Europeia
Veja Também

Uma história breve da União Europeia

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Os Dias da História - O terramoto de Lisboa de 1531
  • Tipologia: Programa
  • Autoria: Paulo Sousa Pinto
  • Produção: Antena 2
  • Ano: 2017
  • Imagem: Mapa "Civitates orbis terrarum", 1572