Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
Organizar-me para Estudar
Organizar-me para Estudar
Ensino:

Conseguir gerir e organizar o nosso tempo de forma a conseguirmos estudar, namorar, passear, estar com os amigos e com a família, fazer aquilo de que gostamos… não é fácil! É preciso aprendermos a ser organizados, a mantermo-nos focados e a terminar as nossas tarefas. Sermos capazes de nos organizar não é apenas útil na escola, mas também na nossa vida pessoal e ao longo de toda a vida.

Organizar as coisas que temos para fazer torna tudo mais fácil e evita que percamos tempo desnecessariamente. É preciso algum esforço, mas acabamos por ter uma sensação boa de “dever cumprido” e ganhamos mais tempo livre para fazermos as coisas de que gostamos.

Estratégias para Organizarmos a nossa Vida Escolar

No que diz respeito à organização da nossa vida escolar aqui ficam algumas estratégias que podem ajudar:

  • Planear faz parte de ser organizado e significa decidir o que vamos fazer e quando. Calendários, listas e horários podem ajudar-nos a planear. Ter sempre uma lista onde apontamos as nossas tarefas (TPCs, trabalhos, testes…) é uma boa ideia. Devemos ir acrescentando à lista novas tarefas e eliminando as anteriores. Fazer um calendário de estudo, em que distribuímos o estudo das diferentes disciplinas pelos vários dias da semana, pode ser útil. Podemos ainda incluir outras atividades – o treino de futebol ou a aula de dança, o almoço com os amigos, etc. A lista, o horário e o calendário devem andar sempre connosco – no telemóvel, num caderno ou numa agenda, por exemplo.
  • Fazer com antecedência. Ou seja, “não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje”. Devemos planear realizar as nossas tarefas com antecedência e não no último minuto possível. Por exemplo, podemos deixar os nossos materiais e cadernos preparados no dia anterior. Sobretudo se forem tarefas maiores, devemos realizá-las um pouco de cada vez. É diferente entregarmos um trabalho que realizámos e revimos com tempo, do que entregar um trabalho feito à pressa no dia anterior à entrega – o Professor notará a diferença.
  • Arrumar. Uma mesa ou secretária limpa e arrumada, com todos os materiais necessários à mão são essenciais para estarmos organizados e nos concentrarmos. Quando temos de usar a mesa da sala ou da cozinha para estudar podemos levar connosco todas as coisas de que precisamos.

Existem diferentes formas de nos organizarmos. Temos de descobrir quais são as estratégias que funcionam melhor connosco.

Estratégias para Organizarmos o Estudo

Chegar ao final do dia, cansados, e ainda termos de ir estudar e fazer trabalhos pode ser muito difícil. No entanto, existem algumas estratégias que podemos experimentar para nos concentrarmos melhor nessas alturas:

  • Criar um ambiente favorável à concentração. Estudar num sítio calmo, silencioso e com o mínimo de distrações (longe da TV, de animais de estimação, da Playstation, ou qualquer outra coisa que nos distraia), com uma boa cadeira e muita luz. De preferência, não estudar na cama ou no sofá.
  • Preparar previamente tudo o que precisamos para estudar. Antes de começar devemos ter à mão tudo aquilo de que precisamos – lápis, canetas, papel, livros, dicionários – de modo a evitar termos que nos levantar para ir buscar alguma coisa. O espaço onde estamos deve estar limpo e arrumado. O computador deve ser usado apenas para as tarefas que assim o exigem, caso contrário deve ser afastado ou desligado.
  • Fazer intervalos curtos. O tempo suficiente para beber um copo de água ou apanhar ar fresco durante dois ou três minutos. Alguns de nós precisam de fazer estes momentos de pausa muito frequentemente (por exemplo, de 15 em 15 minutos), outros aguentam mais tempo (por exemplo, 45 minutos). Mas pelos menos de hora a hora devemos fazer uma pausa. Devemos aproveitar as pausas para nos movimentarmos e não para espreitar a internet ou a TV, isso só vai tornar mais difícil voltarmos a estudar.
  • Ter snacks saudáveis por perto. Caso precisemos de um reforço de energia, podemos ter pequenos snacks na secretária – algumas nozes ou uma maçã, por exemplo. E, sempre, uma garrafa de água.
  • Desligar o telemóvel. Não vamos precisar dele para estudar. Se precisarmos de fazer uma pesquisa, podemos usar o computador. E assim que acabarmos as nossas tarefas podemos recuperar o telemóvel e ler as mensagens dos amigos e as notificações das redes sociais.
  • Ouvir música calma. Para alguns ouvir música calma ajuda à concentração. Para outros, só distrai. Experimenta e vê que opção funciona melhor para ti. Se connosco resulta ouvir música enquanto estudamos, devemos selecionar músicas que ajudem à nossa concentração e não nos dispersem.
  • Estabelecer um horário e objetivos. Planear o que se vai estudar em cada dia e durante quanto tempo pode ajudar à concentração. Não te esqueças que não deves estudar mais do que 60 minutos sem fazer uma pausa – não é preguiça, ajuda à concentração e a recordarmo-nos do que estudámos. Para evitar ficarmos aborrecidos ou saturados devemos ir mudando a matéria que estamos a estudar.
  • Mudar de tipo de tarefa. Se estivemos 20 minutos a ler um livro, não devemos repetir o mesmo tipo de tarefa. Podemos fazer exercícios de resolução, por exemplo.
  • Começar pelas tarefas mais difíceis. Ou aquelas de que gostamos menos. A nossa concentração é maior quando ainda estamos “frescos”, por isso é melhor não deixar as tarefas mais difíceis para o fim.
  • Reservar tempo para pensar noutras coisas. Às vezes é difícil estudar porque há pensamentos que teimam em invadir a nossa a cabeça. Às vezes sentimos que não controlamos os nossos pensamentos, mas controlamos. Podemos dizer a nós próprios que logo pensamos naquele rapaz/rapariga quando terminarmos de estudar ou de fazer os TPC. Nós é que pensamos estes pensamentos, logo nós também os podemos parar. Às vezes pode ajudar escrevê-los num papel e depois voltar a ver o papel quando fizermos uma pausa.

Se já experimentaste estas estratégias e, mesmo assim, continuas com dificuldade em concentrar-te ou em organizar a tua vida escolar, podes pedir ajuda ao Psicólogo da tua escola.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

A Escola Não me Diz Nada?
Veja Também

A Escola Não me Diz Nada?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Organizar-me para Estudar
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de energi.com, Pexels