Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
A Escola Não me Diz Nada?
A Escola Não me Diz Nada?
Ensino:

Cinco dias por semana, muitas horas por dia… a escola é uma grande parte da nossa vida! É uma boa oportunidade para aprender coisas novas, nos divertirmos com os amigos… mas nem sempre as coisas correm bem.

A maior parte dos alunos já pensou “Detesto a escola. Quem me dera não ter de lá voltar!”. No entanto, se para muitos isto é um pensamento passageiro, para alguns não é. Podemos sentir-nos presos na escola e obrigados a ir às aulas sem gostarmos ou lhe vermos qualquer utilidade.

Em ambos os casos a realidade é que é obrigatório ir à escola. Por isso, a escola é um facto da vida com o qual temos de lidar. Na verdade, ir à escola pode ajudar-nos a construir o futuro que quisermos para nós. A escola não tem de ser uma prisão. Mesmo quando achamos que a escola é uma seca ou demasiado difícil, podemos aprender a torná-la um pouco melhor para nós e até a divertirmo-nos enquanto lá estamos.

Em primeiro lugar importa perceber porque é que não gostamos ou não nos sentimos bem na escola. Podemos não querer ir à escola porque um bullie nos anda a incomodar, porque não temos amigos ou nos sentimos marginalizados e excluídos ou porque nos sentimos diferentes e achamos que não pertencemos àquele lugar.

Às vezes é um problema com as aulas ou com os trabalhos. As disciplinas podem parecer muito fáceis e ficarmos aborrecidos. Ou muito difíceis e sentirmo-nos menos inteligentes que os nossos colegas. Podemos não gostar ou ter dificuldade em acompanhar algumas disciplinas. Podemos começar a ficar para trás na matéria e depois ser difícil “apanhar o comboio”.

Também podemos ter outros problemas ou preocupações na nossa vida que nos tornam difícil concentrarmo-nos nas coisas da escola.

Primeiro precisamos de parar para pensar sobre porque é que não gostamos da escola. Depois podemos começar a tentar resolver esse problema.

O que Fazer quando Não Gostamos da Escola?

É uma boa ideia falar com alguém acerca dos nossos problemas com a escola. Com os nossos Pais, um Professor, o Psicólogo da escola… um deles será capaz de nos ajudar. É especialmente importante falar com alguém se o nosso problema na escola se relacionar com o bullying.

Bullying: um murro na adolescência
Veja Também

Bullying: um murro na adolescência

Podemos começar também por fazer uma lista das coisas que não gostamos na escola. É ter de acordar cedo todos os dias? É ter de apresentar trabalhos à turma? É sentarmo-nos sozinhos na cantina? São os testes? E de seguida tentar para cada uma dessas coisas arranjar uma ou mais soluções. Por exemplo, se uma das coisas que não me faz sentir bem na escola é não ter um grupo de amigos, posso tentar inscrever-me num desporto ou atividade extracurricular, sentar-me com outras pessoas que comem sozinhas na cantina, tentar falar com pessoas que me interessem, participar em organizações ou atividades fora da escola.

Quando achamos que estamos desorganizados, desconcentrados e que não conseguimos acompanhar as matérias ou que todas as matérias parecem muito difíceis, podemos pedir ajuda aos Professores ou ao Psicólogo da escola. Os Professores ou o Psicólogo esperam que lhes peçamos ajuda sobre as coisas da escola.

Podemos ainda tentar arranjar formas de nos motivarmos a ir para a escola. Por exemplo, a forma como nos vestimos pode influenciar a forma como nos sentimos. Se nos vestirmos como alguém que não quer saber e que não quer estar na escola, tendencialmente iremos sentir-nos assim. Em vez disso podemos vestir uma roupa gira, com a qual nos sintamos bem e confortáveis para ultrapassar um dia desafiante e cheio de aulas das quais não gostamos.

Durante as aulas podemos tentar encontrar algo de que gostemos e que nos motive em cada disciplina, tentar relacionar a matéria com alguma coisa de que gostemos fora da escola, tirar apontamentos e desenhar neles ou mesmo sonhar acordados de vez em quando.

O melhor é não deixarmos os nossos problemas arrastarem-se durante muito tempo. É mais fácil resolvê-los logo no início e pedir ajuda. E antes de pensar em desistir da escola há várias alternativas que podemos tentar. Por exemplo, se não gostamos da escola em que estamos podemos tentar pedir transferência para outra escola.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em escolasaudavelmente.pt

Gosto do meu Professor?
Veja Também

Gosto do meu Professor?

Temas

Ficha Técnica

  • Título: A Escola Não me Diz Nada?
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2017
  • Imagem:: fotografia de Pixabay, Pexels