Os chineses em Portugal, uma receita de sucesso

Que valores fazem mover a comunidade chinesa em Portugal? Uma reportagem na qual se procura desvendar a razão do sucesso nos negócios, as raízes que mantém unidas as várias gerações e o futuro que os mais jovens programam.

Antes da vaga de chineses que os vistos gold permitiram fazer entrar em Portugal, após 2012, para, sobretudo, avultados investimentos financeiros, Portugal assistiu a duas grandes vagas de imigração chinesa: a primeira, em meados do século XX e a segunda entre os anos 1990 e 2000. Chegaram para se dedicarem ao comércio e à indústria nas áreas do vestuário e do calçado e também à restauração. Mais tarde difundiram os bazares chineses sem os quais os portugueses já não passam.

O negócio que veio da China
Veja Também

O negócio que veio da China

As gerações mais velhas são as que mantêm maiores ligações ao país onde nasceram. A língua – o mandarim – é o elo de excelência, tal como a religião, o budismo. A si próprios veem-se como uma comunidade que se entreajuda, o que é particularmente notório no trabalho, a área da vida com que mais se identificam e pela qual são identificados, à qual se dedicam quase a tempo inteiro.

A realidade em pleno século XXI é diferente da de décadas anteriores. As crianças e jovens de origem chinesa que já nasceram fora do país dos seus antepassados têm uma vida distinta. São bilingues e contrariamente a uma ideia feita de que não se misturam com os restantes cidadãos, facto é que casam com portugueses e dão nomes lusos aos filhos, ingressam no ensino superior e integram-se com facilidade no mercado de trabalho.

Histórias do Ano Novo Chinês
Veja Também

Histórias do Ano Novo Chinês

Um tornado no Algarve
Veja Também

Um tornado no Algarve

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Linha Da Frente - Relações Agridoce, temporada 14 / episódio 9
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Mafalda Gameiro / Paulo Lourença / Luís Vilar
  • Produção: RTP
  • Ano: 2013