Outra Escola: o preço de escolher
A vida é feita de escolhas. Algumas, talvez cedo demais. A falta de conhecimento e de experiência coloca os alunos, no final do nono ano, numa posição difícil e de consequências pesadas para o futuro: o que estudar a seguir? Entre os sonhos e o que " tem mais saídas " vai, muitas vezes, uma enorme distância, que uma escola muito formatada não ajuda a diminuir.
Ter de optar pela área que vão seguir no ensino secundário pode ser um drama para muitos alunos e mesmo para encarregados de educação. Os alunos da Turma A do 9º ano do Agrupamento de Escolas nº. 2 de Abrantes estão prestes a ter de escolher. Ciências? Humanidades? Artes? Eleger o que tem mais saídas profissionais, o que os outros acham que é o melhor ou seguir a vontade própria?
O processo está estabelecido para que os alunos comecem a fazer escolhas muito cedo, mas a escola pode ser um espaço para experimentar, errar e voltar a tentar. Ou devia, defendem os docentes a quem falta tempo e sobra cansaço para as atividades do “outro lado da escola “. O resultado são alunos que não gostam das aulas, nem dos professores e que anseiam por outras experiências de aprendizagem.
Será que aos 15 anos é cedo demais para tomar decisões que vão pesar na própria escolha para o ensino superior? Ou será que é a escola que não ajuda os adolescentes nas opções, privando-os de uma aprendizagem que eles desejam mais liberta de metas curriculares e inclusiva das suas próprias ideias? Outra questão que se coloca é o peso que tem a sociedade numa decisão que é suposto ser individual.
Temas
Ficha Técnica
- Título: Outra Escola - episódio 2
- Tipologia: Programa
- Autoria: Filipa Reis / João Miller Guerra / Maria Gil
- Produção: Vende-se Filmes
- Ano: 2019