Para onde vão os resíduos?
É nas centrais de triagem que se separa com mais cuidado o que em casa já pomos de lado para levar ao ecoponto. São grandes armazéns onde vidro, papel, plásticos e metais são divididos para poderem transformar-se em nova matéria-prima.
Sempre que reciclamos, poupamos recursos, ambiente e espaço nos aterros, e não acredite no mito de que não vale a pena distinguir o lixo porque depois volta a ser misturado. Nada disso. Azul, verde e amarelo não voltam a encontrar-se desde que se separam no ecoponto. Os camiões em que os resíduos são transportados têm divisórias específicas para cada um, mas é na central de triagem que arranca a grande viagem destes materiais rumo a uma segunda vida.
Do papel e do cartão que colocamos para transformação, 95 por cento é aproveitado. Quanto ao vidro que serve para novas garrafas, não se esqueça de não juntar espelhos e louças partidas, pois comprometem a reciclagem. Já os materiais do ecoponto amarelo são separados de forma manual, mas também mecânica, consoante o material: plástico, metal e embalagens de alimentos. Tudo embalado em fardos, segue para as fábricas de transformação.
Conteúdo fornecido pela Sociedade Ponto Verde no âmbito de uma parceria com o Ensina.