Pedir ajuda nos casos de Violência Doméstica

As vítimas de violência doméstica podem recorrer a linhas de apoio ou aconselhamento. Também podem solicitar proteção do agressor, uma medida que implica a saída de casa para centros de ajuda enquanto a justiça atua. Conheça como funciona o processo.

As linhas de apoio são, muitas vezes, o primeiro local onde as vítimas de agressão procuram aconselhamento ou ajuda. Nessas linhas encontram-se técnicos prontos a ouvir, recomendar soluções ou fazer o reencaminhamento das diversas situações para os locais próprios.

Quando as vítimas tomam a decisão de se afastar dos agressores existem instituições de suporte que permitem retirá-las das residências habituais e protegê-las até que as questões legais e sociais fiquem resolvidas.

Nesta reportagem pode conhecer melhor o caso de uma mulher que era alvo de agressões, mas também a forma como as linhas de ajuda funcionam, os modelos de intervenção das autoridades, e a forma como atuam entidades públicas ou privadas envolvidas na resolução deste tipo de situações.

Maria Granel, um negócio com sustentabilidade
Veja Também

Maria Granel, um negócio com sustentabilidade

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Violência Doméstica: Preciso de Ajuda
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Filipe Pinto
  • Produção: RTP
  • Ano: 2014