Pesquisar

Plantar eucaliptos com pés e cabeça

Eucaliptos ao lado de vinha e de pomares, bem como misturados com pinheiros e sobreiros. Uma grande desordem? Não. Uma floresta sustentável. O garante da indústria de celulose nem sempre é visto com bom olhos, mas o eucalipto não é o mau da fita se for plantado de forma ordenada.

Em Alcochete, no distrito de Setúbal, uma produção agroflorestal revela-se na produção de pasta de papel, pinhão e cortiça. O eucalipto é plantado, juntamente com manchas de pinheiro manso e sobreiros, estas duas árvores autóctones do território nacional.

Outra situação verifica-se em Sobral de Monte Agraço, no distrito de Lisboa, em que o eucaliptal vive entre vinha e pomares, sendo tratado o solo de uma forma orgânica, já que não é limpo o coberto vegetal. Além de ser a fonte de maior rendimento económico da floresta portuguesa, o eucalipto é das árvores com mais capacidade de fixação de carbono.

São exemplos de produções agroflorestais que mostram como o eucalipto pode ser plantado de forma economicamente viável, segura em termos de proteção contra incêndios e apropriada no que ao desenvolvimento ambiental diz respeito.

Ficha Técnica

  • Título: Faça Chuva ou Faça Sol - temporada 2, episódio 25
  • Tipo: Extrato de Programa
  • Produção: RTP
  • Ano: 2019

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui