Porque é que pagamos impostos?
Os impostos são a forma como o estado consegue o dinheiro necessário para os serviços que dá à população. Sabes que tipos de impostos existem? E quem os paga? Como deves imaginar, temos mais para te contar neste episódio da "Pulga atrás da Orelha".
As pessoas e as empresas entregam ao estado um valor em dinheiro para terem acesso a serviços como hospitais, escolas, apoio ao desemprego, à cultura, pesca, agricultura e muito mais. É o dinheiro dos impostos que constrói, por exemplo as escolas, estradas, pontes, jardins.
Pensa no estado, no nosso governo, como uma família. Todas as famílias têm despesas e gastam o seu dinheiro nas compras, renda de casa, água luz, gás. O governo é igual, o ordenado do estado vem dos impostos e ele tem de decidir como gastá-lo da melhor maneira, para que todos se sintam bem.
Pagamos os impostos de duas maneiras, os impostos diretos e os impostos indiretos. Os impostos diretos são uma parte dos ordenados das pessoas e dos lucros das empresas que vão diretamente para os cofres do estado. É dinheiro que nem chegamos a ter em nossa posse. Os indiretos são impostos que pagamos cada vez que fazemos uma compra.
Tudo o que compramos tem um imposto, chamado imposto sobre o valor acrescentado, ou IVA, e que não vai para quem o vende, mas sim para o estado.
A dúvida que deves ter neste momento é: “Como é que sei que o estado gasta bem o dinheiro que lhe damos?”.
A resposta é simples: é através de um documento chamado “Orçamento do estado”, onde diz todo o dinheiro que o estado recebe e como vai ser usado para ajudar todos os cidadãos, causas ou empresas. Podes encontrá-lo na internet!
Ficha Técnica
- Título: Pulga atrás da Orelha - Episódio 43
- Tipologia: Programa Infantil
- Autoria: Catarina Pereira Dias / Pedro Cavaleiro
- Produção: Sardinha em Lata
- Ano: 2022