Pesquisar

Primeiros momentos da República

O período final da monarquia e o início do novo regime, com todas as promessas e expectativas que a mudança trouxe, são o tema deste episódio de Memória Fotográfica. Uma viagem pelas imagens da época, atravessadas pela análise do historiador Rui Tavares.

A implementação da República surge na sequência da mobilização popular, que olhou para as ideias republicanas como uma solução de futuro para o país. Ainda durante a monarquia reuniam-se multidões para ouvir os ideólogos republicanos. Algumas destas figuras são apontadas como sendo grandes oradores, atraindo multidões que os seguiam nos encontros políticos.

A maioria eram homens que falavam para uma multidão constituída quase na totalidade por indivíduos do sexo masculino, pois a presença de mulheres era escassa. Houve, no entanto, personalidades femininas que se destacaram neste período. O feminismo, tal como o humanismo, o pacifismo ou a ecologia são algumas das novas ideias que surgem com a República.

Memória Fotográfica é uma série documental onde as fotografias ganham vida com a presença do historiador que agarrando neste ou naquele elemento, mostra como ocorreram episódios que marcaram a história portuguesa do século XX. Guerras, revoluções, intrigas, festejos, dramas, vitórias, líderes, derrotados e vencedores, de tudo se encontra nas fotografias que preservam parte da nossa memória coletiva. Elas retratam as mais diversas áreas e episódios da vida portuguesa do século passado.

Ficha Técnica

  • Título: Memória Fotográfica - Início da República
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Jorge Nunes, Miguel Montez Leal, Rui Tavares
  • Produção: RTP/ Panavideo
  • Ano: 2018

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui