Sai uma história do bacalhau. Ou será gadus morhua?
Vem de muito longe, mas nada o afasta das nossas mesas. Basta pensar no Natal e lá está ele, no prato principal. E quem foram os primeiros a esticar um bacalhau ao sol: vikings, bascos ou marinheiros portugueses? Isso é o que nos vai agora contar o Radar XS.
O bacalhau é o peixe mais apreciado em Portugal, ainda assim poucos saberão dizer o nome científico desta espécie das águas geladas do Ártico. Foi no século XV que os portugueses descobriram o gadus morhua nas costas da Terra Nova, hoje em dia o Canadá. Reza a história que matou a fome a muitos marinheiros durante as longas temporadas que passavam no mar. E não se estragava? Não, estava sequinho e salgado, muito bem conservado e preservado. Tantos séculos depois, continua a ser o fiel amigo dos portugueses.
Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Ficha Técnica
- Título: Radar XS
- Tipologia: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
- Produção: RTP
- Ano: 2024