Silves, uma sangrenta conquista

Silves era uma importante cidade muçulmana e foi tomada e perdida pelos cristãos antes de ser de novo conquistada. Na primeira vez que os portugueses ocuparam a cidade contaram com ajuda de cruzados estrangeiros que deixaram um rastro de morte.

A primeira conquista da cidade pelos cristãos concretizou-se em 2 de Setembro de 1189, contando o exército de Sancho I com a colaboração de cruzados ingleses e alemães que estavam a caminho de Jerusalém.

D. Sancho I, o primeiro rei dos Algarves
Veja Também

D. Sancho I, o primeiro rei dos Algarves

Após um longo cerco o monarca português negociou a rendição das hostes muçulmanas e concordou com a sua saída da cidade. Para trás teriam de deixar todas as riquezas podendo apenas levar uma muda de roupa. Os cruzados, a quem o rei concedera o direito a saquear a cidade vazia, concordaram inicialmente com esta proposta, mas atacaram e chacinaram os muçulmanos quando estes abandonavam a fortificação.

Já no início de 1189 os cruzados tinham passado à espada todos os habitantes do castelo de Alvor, também no Algarve.

Como era Silves no tempo dos muçulmanos
Veja Também

Como era Silves no tempo dos muçulmanos

As joias negras do Império (I)
Veja Também

As joias negras do Império (I)

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Memórias de El Rei D. Sancho
  • Tipologia: Extrato de Programa
  • Autoria: José Hermano Saraiva
  • Produção: RTP/ Videofono
  • Ano: 2004