Conteúdo cedido por : Ordem dos Psicólogos
Psicologia na Escola
Sono
Ensino:

Um sono de qualidade é tão essencial à nossa sobrevivência como respirar, comer ou beber. No entanto, a maior parte das pessoas, em algum momento da sua vida, já experimentou dificuldades relacionadas com o sono.

Embora seja um processo complexo que, em parte, ainda é um mistério para os cientistas, sabemos que o sono nos permite construir memórias, aprender e regular as nossas emoções.

Todos temos necessidades de sono diferentes. Há quem goste de se deitar e levantar muito cedo. E também quem funcione melhor à noite e prefira deitar-se e levantar-se tarde. A grande maioria das pessoas encontra-se entre estes dois extremos. O que é certo é que o número de horas que dormimos e a qualidade desse sono pode condicionar a nossa vida. Há mesmo uma lista negra de doenças que podem ser desenvolvidas graças a um descanso insuficiente.

Para compreendermos melhor este tema, recolhemos os testemunhos de uma psicóloga, uma mãe e uma pessoa com problemas crónicos de sono e deixamos alguns conselhos para um descanso retemperador.

A Ordem dos Psicólogos tem mais informação em eu sinto.me

Quando o sono não chega
Veja Também

Quando o sono não chega

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Sono
  • Área Pedagógica: Psicologia
  • Tipologia: Rubrica
  • Autoria: Ordem dos Psicólogos
  • Ano: 2019