Uma biografia de Eugénio de Andrade
Ensino:

Eugénio de Andrade (1923 - 2005) desenvolve a parte mais importante da sua obra no Porto, para onde foi viver relativamente jovem por razões profissionais. Recebeu diversas distinções e prémios nacionais e internacionais.

Nasceu José Fontinhas, mas adotou o nome artístico de Eugénio de Andrade, nome pelo qual ficará conhecido. A sua vida começa no Fundão. Segue depois para Lisboa e Coimbra, antes de se fixar no Porto, como inspetor administrativo do Ministério da Saúde.

O seu primeiro livro, “Adolescente“ foi editado em 1942, mas é “As mãos e os Frutos”, em 1948, que lhe dá grande visibilidade. Escreveu sempre ao longo da sua vida e publicou dezenas de livros, participando ainda em diversas antologias.

“As Palavras Interditas”, de Eugénio de Andrade
Veja Também

“As Palavras Interditas”, de Eugénio de Andrade

Foi também autor de livros infantis e tradutor. Entre os autores que traduziu encontra-se Garcia Lorca. É também um dos poetas portugueses mais traduzidos.

Entre outros foi-lhe atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários, O Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (da ex-Jugoslávia), o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Camões.

Eugénio de Andrade, as mãos que deram os frutos da poesia
Veja Também

Eugénio de Andrade, as mãos que deram os frutos da poesia

 

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Retrospectiva da vida e obra do poeta, Eugénio de Andrade
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Ricardo Alexandre
  • Produção: RTP
  • Ano: 2001