Um castelo medieval inacabado no Sabugal
Em vila de Touro, concelho do Sabugal, encontram-se as ruínas de um castelo - que nunca foi concluído - e também os testemunhos de povoamento humano com cerca de três mil anos. Naquele local já se realizaram várias campanhas de arqueologia.
O castelo começou a ser construído para defender a linha de fronteira com o reino de Leão, durante o século XIII, mas a assinatura do Tratado de Alcanizes (1297) entre D. Dinis e os reinos de Castela e Leão, retirou importância a Vila do Touro e as obras da fortificação foram interrompidas.
O local onde está implantada a fortificação revela também sinais de povoamento mais antigo, nomeadamente estruturas que têm entre três e quatro mil anos.
Nesta reportagem pode ouvir as declarações de Marcos Osório, do Gabinete de Arqueologia do Sabugal; Inês Soares, Raquel Fernandes e Rita Vaz, alunos de arqueologia; Raquel Vilaça, Professora; Amadeu Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Touro, e Delfina Leal, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.
Ficha Técnica
- Título: Arqueologia na Vila de Touro, Sabugal
- Tipologia: Reportagem
- Autoria: Jorge Esteves
- Produção: RTP
- Ano: 2014