Uma biografia de Paula Rego
Ensino:

Paula Rego nasceu em Lisboa, mas foi em Londres - para onde foi estudar - que constituiu família e se afirmou como artista plástica com projeção internacional. Até à sua morte, viveu sempre entre Portugal e Inglaterra.

O pai de Paula Rego, republicano e anglófilo, entendia que Portugal não oferecia as condições necessárias para o sucesso de uma mulher, e foi crucial na decisão de a enviar para Inglaterra. Foi neste país que, nos anos 50, estudou arte e conheceu o marido, o pintor Victor Willing, com o qual veio a ter três filhos.

A sua vida dividiu-se entre Portugal e Inglaterra, mas foi neste último país que desenvolveu a maior parte da sua atividade artística e onde também deu aulas em universidades ligadas ao mundo das artes.

Nas suas obras iniciais, Paula Rego utilizou pastel e colagens, evoluindo depois para outras técnicas, nomeadamente o acrílico, assim confirmando a sua singularidade. São sobejamente conhecidos, nos seus quadros, as figuras de mulheres e de momentos baseados em obras literárias ou contos populares. As suas convicções feministas também merecem ampla representação no seu trabalho.

Parte importante da obra desta pintora, que faleceu em 2022, pode ser vista em Cascais, na Casa das Histórias, inaugurada em 2009, com projeto do Arquiteto Eduardo Souto Moura.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Biografia de Paula Rego
  • Tipologia: Reportagem
  • Autoria: Catarina Dias Ribeiro
  • Produção: RTP
  • Ano: 2022