Pesquisar

As exposições falhadas de Amadeo de Souza-Cardoso

Amadeo de Souza-Cardoso foi um dos maiores pintores portugueses do Século XX. A I Guerra Mundial trouxe-o de volta a Portugal depois de iniciar uma carreira no estrangeiro, mas as primeiras exposições que aqui organizou não correram bem, antes pelo contrário...

Participou em exposições em França, Inglaterra, Estados Unidos da América e Alemanha, mas quando decidiu mostrar aos portugueses os novos caminhos do Modernismo, em 1916, foi surpreendido pela reacção negativa das pessoas que, por exemplo no Porto, chegaram a agredi-lo na rua, obrigando a que recebesse assistência no hospital.

Organizou depois nova mostra, agora em Lisboa, num ambiente mais restrito e, apesar do apoio do mundo modernista da capital, vendeu apenas um quadro a um cidadão brasileiro.

A menos de um mês do fim da I Guerra Mundial, Amadeo Souza-Cardoso morreu em Espinho, vítima da gripe pneumónica que ceifou dezenas de milhares de vidas em Portugal e milhões em todo o mundo.

Ficha Técnica

  • Título: Postal da Grande Guerra - Amadeo de Souza-Cardoso
  • Tipo: Programa
  • Autoria: Sílvia Alves
  • Produção: RTP
  • Ano: 2017

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Saiba mais aqui