Viagem ao centro do terramoto de 1755
De repente estás na manhã de 1 de novembro e o chão começa a estremecer debaixo dos teus pés. Parece impossível, mas um museu conseguiu pôr o tempo a andar para trás. Como? Construiu uma cápsula com simuladores que fazem de conta que tudo o que vemos é real. A tua primeira experiência começa agora na reportagem do Radar XS.
Não precisas de ter um fato especial para entrar nesta máquina do tempo que fica no Quake Museum – Centro do Terramoto de Lisboa, em Belém. A viagem é apenas virtual, mas tão imersiva que até parece real. Divide-se por 10 salas interativas onde está uma Lisboa que nunca viste. Nem podias. Porque esta é a cidade medieval que desapareceu no dia do terramoto, dos incêndios e do maremoto. A tua experiência começa horas antes da terra ser sacudida por um dos piores sismos de sempre. Com a ajuda de efeitos especiais, entras no quotidiano do século XVIII, observas os lisboetas os seus usos e costumes e – imagina! – até os cheiros e o burburinho das ruas são reproduzidos aqui.
Depois, sentes o chão a tremer e vais perceber que, naquela época, ninguém estava preparado para enfrentar este fenómeno inesperado. Será que tu podes aprender alguma coisa com esta simulação? A resposta está nesta viagem que junta à lição de História ensinamentos sobre prevenção e proteção civil. Preparado para começar mais uma aventura?
Radar XS é um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende informar, incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Ficha Técnica
- Título: Radar XS
- Tipologia: Extrato de Programa de Informação Infantojuvenil
- Produção: RTP
- Ano: 2023