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A travessia aérea do Atlântico Sul
A ciência e a travessia
A ciência e a travessia

Para concretizar a travessia do Atlântico Norte Gago Coutinho desenvolveu um método de navegação que permitiu levar a aeronave de um ponto a outro com precisão, sobre o oceano, mesmo sem pontos de referência. Para isso adaptou ao Sextante - um aparelho de navegação utilizado nos navios - um horizonte artificial e com Sacadura Cabral, criou o corretor de rumos, que permitia calcular e corrigir o rumo em pleno voo. O equipamento foi testado com sucesso numa viagem entre Lisboa e a Madeira em 1921. A travessia do Atlântico Sul começou em Lisboa a 30 de março de 1922 e terminou a 17 de junho no Rio de Janeiro depois de várias atribulações e a perda de dois aparelhos.

Início da viagem aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral

Início da viagem aérea de Gago Coutinho e Sacadura Cabral

 
Uma travessia acidentada

Uma travessia acidentada

Navegar na história de uma travessia

Navegar na história de uma travessia

Travessia aérea do Atlântico Sul

Travessia aérea do Atlântico Sul

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