Explicador Explicador

Tipos básicos de células: as procarióticas e as eucarióticas

Tipos básicos de células: as procarióticas e as eucarióticas

A unidade básica, estrutural e funcional, dos seres vivos é a célula. Foi a evolução dos instrumentos de observação (microscópios) que permitiu o conhecimento da ultra estrutura das células e dos diferentes tipos celulares.

As células têm formas e dimensões muito variadas. As bactérias, por exemplo, são seres unicelulares de menores dimensões e algumas células musculares e nervosas são as mais longas e as células-ovo das aves e dos répteis as mais volumosas.

Quanto ao grau de organização estrutural, existem dois tipos básicos de células: eucarióticas e procarióticas. Não obstante ambas apresentarem material genético, membrana citoplasmática, citoplasma e ribossomas, verificam-se diferenças muito significativas ao nível das respetivas dimensões, estrutura, complexidade e funções.

As células procarióticas têm uma dimensão mais reduzida, são mais simples, não possuem organitos constituídos por membranas e o seu material genético, controlador das funções celulares, está espalhado no citoplasma (mais concretamente no hialoplasma ou citosol – porção do citoplasma que banha os organitos) numa região denominada nucleoide, não existindo invólucro nuclear. Todos os seres vivos que possuem células procarióticas são unicelulares e denominam-se organismos procariontes, pertencendo ao Reino Monera, do qual fazem parte todas as bactérias e cianobactérias.

Os seres vivos pertencentes aos Reinos Animal, Plantas, Protistas e Fungos são eucariontes e, como tal, constituídos por células eucarióticas. Existem organismos eucariontes, uni e multicelulares. Numa célula eucariótica, o material genético principal está no interior do núcleo que é delimitado pelo invólucro nuclear e existem inúmeros organitos individualizados por membrana, criando, assim, vários compartimentos.

Células animais e vegetais
Veja Também

Células animais e vegetais

Relativamente aos componentes celulares que se podem encontrar nas células procarióticas, destacam-se os ribossomas (de menores dimensões relativamente aos das células eucarióticas), a parede celular (constituída por peptidoglicano), a cápsula (em alguns tipos de células), cílios e fímbrias (com função de locomoção, em alguns tipos), lamelas fotossintéticas (invaginações da membrana citoplasmática com as mesma função que os cloroplastos), mesossomas (invaginações da membrana plasmática com as mesma função que as mitocôndrias).

Nas células eucarióticas, encontramos todo um conjunto de organitos que integram o sistema endomembranar (complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso e lisossomas), vacúolos, mitocôndrias, cloroplastos, centríolos.

Em resumo:

  • Atendendo ao grau de organização estrutural, há as células eucarióticas e as células procarióticas;
  • As células procarióticas são mais simples e de menores dimensões, não possuem invólucro nuclear nem organitos constituídos por membranas;
  • As células eucarióticas são mais complexas e de maiores dimensões, possuem um núcleo individualizado por um invólucro nuclear e organitos constituídos por membranas;
  • Só é possível observar a estrutura das células procarióticas ao microscópio eletrónico.

Temas

Ficha Técnica

  • Título: Células procarióticas/ eucarióticas
  • Área Pedagógica: Biologia
  • Tipologia: Explicador
  • Autoria: Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia - APPBG
  • Ano: 2020