Pesquisar

As eleições para a Assembleia Constituinte na RTP

Um ano depois do 25 de Abril de 1974 elegeram-se os deputados para a Assembleia Constituinte. Foram as primeiras eleições livres e universais no país, um ato que a RTP acompanhou ao longo de uma emissão especial que se prolongou por 30 horas.

Mais de 90 por cento dos eleitores foram às urnas. A RTP preparou uma emissão especial que se estendeu por dois dias, com o objetivo de contar a história de um ato eleitoral onde tudo, ou quase tudo, era novidade.

No estúdio principal, em Lisboa, Joaquim Letria foi a cara da emissão, numa redação onde dezenas de profissionais asseguraram a continuidade do trabalho. No exterior diversas equipas percorreram o país, por vezes a bordo de helicópteros da Força Aérea, para assegurar uma cobertura nacional do ato eleitoral.

Os resultados finais só foram conhecidos 24 horas após o encerramento das urnas, e a RTP estava lá para seguir a festa do PS, partido vencedor deste primeiro ato eleitoral.

Ficha Técnica

  • Título: Eleições para a Constituinte na RTP
  • Tipo: Reportagem
  • Autoria: Ana Luísa Rodrigues/ Paulo Nunes/ Luísa Vaz
  • Produção: RTP
  • Ano: 2015

A RTP utiliza cookies no seu sítio para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Consulte a nossa Política de Privacidade.